Aluno do Cefet/RJ Petrópolis conquista bronze em olimpíada nacional de matemática
Por mais um ano, o Cefet/RJ Petrópolis garantiu medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta 17ª edição, o aluno Hiago Paes Silva, do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico de Telecomunicações, foi medalhista de bronze. Os discentes Álan da Silva Camara e Yuri dos Santos Castelhano, também do 3º ano, obtiveram Menção Honrosa na competição.
.jpeg)
Hiago Paes Silva está no 3º ano do ensino médio integrado.
“Foi uma sensação boa”, comemorou Hiago. O estudante contou que se preparou para as provas da olimpíada a partir de questões antigas da OBMEP e ressaltou a importância do papel do professor de matemática do Cefet/RJ Petrópolis Marcelo Salomão para esta conquista. “Eu comecei a gostar de fato de matemática no 9º ano, mas no Cefet/RJ eu recebi um incentivo maior do professor Salomão a buscar conhecer mais a fundo os assuntos. Ele deu bastante apoio a todos que foram fazer e mostrava questões olímpicas em sala”, afirmou Hiago. O professor Salomão também destacou a dedicação do medalhista: “Hiago receber essa medalha é a cereja do bolo. Ele sempre se dedicou aos estudos”.
Com o bronze, Hiago foi convidado pela organização da OBMEP a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que busca apresentar os aspectos da matemática além da sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa, haverá encontros presenciais e estudos on-line.
Sobre a OBMEP
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a OBMEP é a maior competição científica do país. Em 2022, reuniu 18,1 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio, alcançando 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.
A olimpíada divide os participantes em três níveis: nível 1, para alunos do 6º e 7º ano; nível 2, alunos do 8º e 9º ano; e nível 3, para qualquer ano do ensino médio. Tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática no país, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, identificando jovens talentos e incentivando seu ingresso em universidades

Redes Sociais