Alunos da Uned Petrópolis participam de e-book sobre formação de docentes na América Latina

Foto: Da esq. para a direita: Marcelo Monsores, Hitallo Figueiredo, Felipe Ferreira (docente) e Jonas Abreu
Alunos dos cursos de licenciatura do Cefet/RJ Uned Petrópolis Marcelo Monsores (8º período de Física), Hitallo Figueiredo (9º período de Física) e Jonas Abreu (8º período de Matemática) foram coautores de um capítulo do e-book recém-lançado pela Editora CRV “Ser professor iniciante na América Latina: desafios, responsabilidades e políticas de formação e acompanhamento".
O artigo intitulado "Professores em formação e sua (outra) chegada à escola: experiências em prática docente e estágio" surgiu a partir das experiências e dos depoimentos dos estudantes ao atuarem em escolas públicas como professores em formação. “Foi muito bom poder colocar em palavras esse momento impactante do processo de formação como professor (...). É um registro que fica de uma história docente ainda em construção, mas que logo deve brotar e, quem sabe, dar frutos.”, frisou Marcelo Monsores.
O texto é resultado de um trabalho realizado na disciplina Prática Docente I, ministrada pelo professor da instituição Felipe Ferreira, orientador e coautor do capítulo. Os três alunos comemoraram a publicação, a primeira de suas trajetórias acadêmicas. “Saber que uma experiência vivida em sala de aula, algo tão real e significativo para mim, ganhou espaço em um livro importante na área da docência é algo que me enche de orgulho e gratidão”, ressaltou Jonas Abreu.
Sobre o e-book
O livro “Ser professor iniciante na América Latina: desafios, responsabilidades e políticas de formação e acompanhamento" nasceu a partir das experiências compartilhadas no VI Simpósio de Didática e Formação Docente, realizado no Rio de Janeiro em outubro de 2024. O e-book é uma coletânea de trabalhos e está disponível para acesso e download gratuito no site da Editora CRV.

Redes Sociais